>
Receba as atualizações do Blog no seu Email

Insira abaixo o seu Email:

Desenvolvido por Fantunes Tecnologia Itda

terça-feira, 19 de julho de 2011

Responsabilidade Social: Atitude ou Compromisso?

 

Atualmente o termo “Responsabilidade Social” vem se apresentando cada vez mais no comportamento dos mais diversos segmentos da sociedade, sejam organizações, empresas, projetos sociais e cidadãos. Tal termo tem provocado grandes impactos nos objetivos, na visão, nas estratégias de marketing e até mesmo no próprio significado da organização, da empresa e do projeto social quando aplicada corretamente. Em se tratando de cidadãos, uma atitude pode valer mais que mil palavras.

Em virtude disso, a “Responsabilidade Social” é, em alguns momentos, confundida com Filantropia. E neste sentido, o que é Responsabilidade Social? Pode-se dizer que é um termo que procura sempre dar uma ideia de resposta social, ou seja, de justificar a sua própria atuação perante outrem – socialmente falando. Economicamente, todas as organizações, empresas, projetos sociais e cidadãos possuem uma única finalidade, até mesmo, por questão de sobrevivência: gerar lucros. E assim, “Responsabilidade Social” é entendida como uma obrigação de prestar contas dos seus bens/lucros recebidos perante a sociedade. Contudo, tal perspectiva não vem se aplicando no mundo em que vivemos.

Estudos mostram que nada, nem ninguém, não podem se resumir, exclusivamente, ao capital/lucro, que sem os recursos naturais (matéria-prima) e as pessoas (conhecimento e mão de obra), não é capaz de gerar riqueza/lucro/bens, que, consequentemente, não satisfaz às necessidades humanas, não proporciona o progresso da organização e o pior, não melhora a qualidade de vida de todos os envolvidos, quer seja nas empresas, quer seja como cidadão.

Por isso, queremos afirmar que todos estão, obrigatoriamente, inseridos em uma sociedade. Para Oded Grajew presidente do Instituto Ethos, uma das principais instituições responsáveis pela difusão do conceito de “Responsabilidade Social” na sociedade brasileira, define este conceito como sendo uma atitude ética que envolve fornecedores, acionistas, funcionários, clientes, governo e concorrentes (2001).

Pensando assim, a questão de “Responsabilidade Social” vai além da postura legal das organizações, empresas, projetos sociais e dos cidadãos, de uma prática da filantropia ou do simples apoio às comunidades circunvizinhas, é uma mudança de atitude dos gestores, com um foco especial na qualidade das relações interpessoais e na produção de valores através das discussões nas reuniões nas organizações, empresas, projetos sociais e cidadãos.

Embora alguns autores, empresários ou até mesmo personagens da sociedade acreditarem e defenderem que a ”Responsabilidade Social” limita-se ao pagamento dos impostos e ao cumprimento das leis aos quais são submetidos crescem os argumentos de que o papel social não pode ficar restrito a isso. Não queremos tirar o mérito do lucro, até mesmo por uma questão de sobrevivência num mundo capitalista. Mas buscamos um argumento de adotar posturas socialmente éticas e compromissadas com o social, que consequentemente, pode se tornar um indicador de rentabilidade e sustentabilidade a longo prazo para quem as pratica.

Numa visão capitalista, pode-se perceber que ter “Responsabilidade Social” se tornou uma grande oportunidade de visibilidade, ou seja, os consumidores passaram a valorizar as organizações, empresas, projetos sociais e pessoas que possuem este comportamento, ou seja, identificadas como socialmente responsáveis. E, incrivelmente, pode-se notar que todo fornecedor também é um consumidor e assim, quando todos buscam “ajudar a alguém, sem olhar a quem”, com toda certeza, notarão que o lucro/riqueza deixará de ser finalidade e passará a ser consequência, uma espécie moderna de mercado em que todos ganham.

Portanto, vale ressaltar que a “Responsabilidade Social” é um processo mercadológico em ascensão em vários países do mundo, principalmente no Brasil. Por isso, gostaríamos que todos, sem exceção, fizessem o esforço de visualizar e se adaptar a este novo cenário social que se apresenta no mundo moderno, pois aquelas e aqueles que não acompanharem esta nova contemporaneidade do conceito de bem social, infelizmente, sinto informar, terão seus dias e lucros contados.

... A Responsabilidade Social de UM é a garantia do Direito Social de TODOS!

Autor: Sthênio Antunes

(Siga-nos no Twitter @amepmoc)

segunda-feira, 18 de julho de 2011

E a Lei do Palhaço continua…

 

(Lei de Gérson... dá para rir...)

A pergunta é: É possível, pela lógica, que todo mundo ganhe?

Para alguém ganhar é óbvio que alguém tem de perder?

A "lógica" que rola solta por aí - ao que tudo está a indicar - é guardar o troco a mais recebido no caixa do supermercado; é enrolar a aula fingindo que a matéria está sendo dada; é fingir que a apostila está aberta na matéria dada, mas usá-la como apoio enquanto se joga batalha naval, jogo da velha ou alguma outra coisa; é cortar a fila do cinema ou da entrada do show; é dizer que leu o livro, quando se ficou só no resumo (feito por outrem, geralmente "professor" - melhor chamado hoje de "facilitador") ou na conversa com quem leu; é marcar só o gabarito, copiado do vizinho, na prova em branco, alegando que "fez as contas de cabeça" ou que "tava na ponta da língüa"; é comprar na feira uma dúzia de quinze laranjas; é bater num carro parado e sair rápido, antes que alguém perceba; é brigar para baixar o preço mínimo das refeições nos restaurantes universitários, para sobrar mais dinheiro para a cerveja da tarde ou a balada da noite; é arrancar as páginas ou escrever nos livros das bibliotecas públicas; é arrancar placas de trânsito e colocá-las de enfeite no quarto; é trocar o voto por facilidades, empregos ou algo que se traduza em "algum"; é fraudar propaganda política mostrando ser ou ter realizado aquilo que nunca se foi ou que jamais se fez (assim como tantas duplas sertanejas, esta, Lula e Duda incluída).

É a lógica da perpetuação da burrice. Quando um país perde, todo mundo perde. E não adianta pensar que logo bateremos no fundo do poço, porque o poço não tem fundo.

Parafraseando Schopenhauer: "Não há nada tão desgraçado na vida da gente que ainda não possa ficar pior".

Se os desonestos brasileiros voassem, nós nunca veríamos o sol. Felizmente há os descontentes, os lutadores, os sonhadores, os que querem manter o sol aceso, brilhando e no alto. A luz é e sempre foi a metáfora da inteligência. No entanto, de nada adianta o conhecimento sem o caráter. Que nas escolas seja tão importante ensinar Literatura, Matemática, História, Biologia e Educação Física quanto decência, senso de coletividade, coleguismo e respeito por si e pelos outros. Acho que o mundo (e, sobretudo, o Brasil) hoje está a precisar mais de gente e de gente honesta do que de literatos, historiadores ou matemáticos.

Ou o Brasil encontra e defende essas dignidades e abomina Zecas, Gérsons, Dirceus, Dudas (e todos os marqueteiros de eterno plantão para se darem bem), esses que chamam desonestidades flagrantes de "espertezas técnicas", ou o Brasil passa de "país do futebol mas de futuro" para "país do futefuro". Zipado e compacto. De um Presidente da República espera-se mais do que choro e condecoração a garis honestos, espera-se honestidade em forma de trabalho e transparência. De professores, espera-se mais que discurso de bons modos, espera-se que mereçam o salário que ganham (pouco ou muito) agindo como quem é honesto. Sobretudo agindo como educadores, vendo no próximo, no jovem à sua frente, alguém como um filho seu que tivesse nascido em outro lar.

A honestidade não precisa de propaganda, nem de homenagens, precisa de exemplos. Quem plantar joio, jamais colherá trigo.

Quando reflexões assim são feitas, cada um de nós se sente o palhaço perdido no palco das ilusões. A gente se sente vendendo o que não pode viver, não porque não mereça, mas porque não há ambiente para isso. Quando seria de se esperar uma vaia coletiva pelo tombo, pelo golpe dado na decência, na coerência, na credibilidade, no senso de respeito, vemos a população em coro delirante gritando "bis" e, como todos sabemos, um bis não se despreza.

Então, uma pirueta, duas piruetas, bravo! bravo!

E vamos todos rindo e afinando o coro do "se eu livrar a minha cara, o resto que se dane”.

Enquanto isso o Brasil de irmã Dulce, de Manuel Bandeira, do Betinho, de Clarice Lispector, de Chiquinha Gonzaga e de muitos outros heróis e heroínas, anônimos que diminuíram a dor desse país com a sua obra, levanta-se, caminha em silêncio até a porta, vira-se e diz: "Esse é o problema... eu sou o palhaço".

Texto tirado de: http://zecarlosmanzano.blogspot.com/2007_07_01_archive.html

A Lei do Palhaço

 

"Conta certa história que numa determinada cidade apareceu um circo. Entre os seus artistas havia um palhaço, com um poder de divertir, sem medida, as pessoas da plateia.

O riso que provocava era tão bom, tão profundo e natural que se tornava terapêutico. Todos os que padeciam de tristezas agudas ou crônicas passaram a ser indicados pelo médico do lugar para que assistissem ao tal artista, que ele mesmo tinha visto atuar e que possuía o dom de fazer reduzir ou até mesmo eliminar angústias.

Um dia, porém, um morador desconhecido, tomado de profunda depressão, procurou o médico. Este então, sem relutar, indicou o circo como o lugar de cura de todos os males daquela natureza, de abrandamento de dores da alma, de iluminação de todos os cantos escuros de um "jeito perdido" de ser, de tristezas com ou sem causa.

O homem nada disse, levantou-se, caminhou em direção à porta e quando já estava saindo, virou-se, olhou o médico nos olhos e sentenciou:

"Não posso procurar o circo... aí está o meu problema: eu sou o palhaço!".

Texto tirado de: http://zecarlosmanzano.blogspot.com/2007_07_01_archive.html

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Bons Atalhos–Guia Info da AMEP

Principais Atalhos do Windows.

Alt + Enter

Exibe propriedades de arquivo

Alt + Esc

Alterna entre janelas na ordem em que foram abertas

Alt + F4

Fecha programa

Alt + Tab

Alterna entre janelas de programas abertos

Alt + espaço, depois N ou X

Minimiza ou maximiza janela

Ctrl + Esc

Abre menu Iniciar

Ctrl + F4

Fecha janela de programa

Ctrl + Z

Desfaz última ação

F1

Abre a ajuda

F2

Renomeia o item selecionado.

F3

Realiza pesquisa

Print Screen

Captura tela, para colar em programas como o "Paint"

Alt + Print Screen

Captura somente janela ativa

Shift

Ao inserir CD-ROM no drive, evita que ele seja reproduzido automaticamente

Shift + Del

Exclui um item sem armazená-lo na lixeira

Shift + F10

Equivale ao clique com o botão direito do mouse

Shift + Tab

Retrocede entre itens de um documento

Tab

Avança entre itens de um documento

Windows + D

Minimiza ou restaura todas as janelas

Windows

Mostra o Menu Iniciar

Windows + E

Abre o Windows Explorer

Windows + F

Abre o Pesquisar para arquivos

Windows + R

Mostra a janela Executar

Windows + L

Tranca a tela

Windows + U

Abre o Gerenciador de Utilitários

Windows + CTRL + F

Mostra o Pesquisar para computador (em rede)

Windows + Shift + M

Desfaz minimizar (para todas as janelas)

Windows + F1

Para Ajuda e Suporte

Windows + BREAK

Mostra as Propriedades de Sistema

Atalhos Gerais de aplicativos do Windows:

Ctrl + F4

para fechar documentos

Ctrl + F12

para abrir documentos

F12

para abrir o "salvar como"

Ctr + TAB

para alternar entre documentos, como no excel, imaging ou photoeditor, por exemplo (não funciona no Word)

Alguns Atalhos do Internet Explorer:

Alt + seta para cima ou para baixo

Na janela de organizar favoritos - move item para cima ou para baixo.

Alt + seta para a direita

Avança para página seguinte

Backspace ou Alt + seta para a esquerda

Volta para página anterior

Alt + Home

Abre página inicial do Internet Explorer

Ctrl + B

Abre janela para organizar Favoritos

Ctrl + D

Adiciona página à pasta Favoritos

Ctrl + F

Localiza palavra na página

Ctrl + H

Ativa barra com histórico na lateral da janela

Ctrl + I

Ativa barra com sites favoritos na lateral da janela

Ctrl + N

Abre nova janela do navegador

Ctr + O ou L

Abre campo para digitar e ir a nova página da rede ou abrir arquivo

Ctrl + Enter

Adiciona http://www. Antes e .com depois de palavra digitada na barra de endereços

Ctrl + setas para a esquerda ou para a direita

Na barra de endereços - move o cursor para a esquerda ou para a direita da quebra lógica anterior ou seguinte: ponto, barra ou dois pontos

Esc

Interrompe a transmissão de uma página quando está sendo carregada ou a música de fundo quando existe e a página já está carregada

F4

Exibe histórico da barra de endereços

F5

Atualiza página recarregando-a

F6

Alterna entre frames de uma página e barra de endereços.

F11

Alterna entre visualização normal e tela cheia

Alguns Atalhos do Outlook Express.

Ctrl + D

Apaga mensagem

Ctrl + E

Localiza pessoa no catálogo de endereços

Ctrl + F

Encaminha mensagem

Ctrl + J

Vai à próxima pasta com mensagens não lidas

Ctrl + M

Enviar e receber mensagens

Ctrl + N

Nova mensagem

Ctrl + Q

Marca mensagem como lida

Ctrl + R

Responde ao autor

Ctrl + S

Salva mensagem

Ctrl + Enter

Quando conectado e com destinatário definido, envia mensagem

Ctrl + F3

Exibe código-fonte da mensagem

Ctrl + Shift + A

Marca todas mensagens de uma pasta como lidas

Ctrl + Shift + B

Abre catálogo de endereços

Ctrl + Shift + E

Abre janela para criar nova pasta

Ctrl + Shift + F

Localiza mensagem

Ctrl + Shift + N

Cria nova entrada no catálogo de endereços

Ctrl + Shift + O

Abre opções do Outlook Express

Ctrl + Shift + R

Responder a todos

Esc

Fecha mensagem

Alguns Atalhos do Word:

Alt + Ctrl + F

Insere nota de rodapé, aquela com o número 1 sobrescrito no texto e a referência no pé da página

Alt + Ctrl + I, O, P ou N

Muda estilo de visualização da página

Alt + Ctrl + Y

Vai para início da página seguinte

Alt + Ctrl + M

Insere comentário

Ctrl + [ ou ]

Diminui ou aumenta tamanho da fonte em um ponto

Ctrl + =

aplica subscrito

Ctrl + Shift + =

Aplica sobrescrito

Ctrl + 1, 2 ou 5

Define espaçamento entre linhas simples, duplo ou de 1,5 linha

Ctrl + D

Abre caixa de formatação de fonte

Ctrl + End

Vai para fim do documento

Ctrl + I, N ou S

Aplica efeito itálico, negrito ou sublinhado em termos selecionados

Ctrl + T

Seleciona todo o texto

Ctrl + U

Localiza e substitui palavras ou expressões

Ctrl + Del ou backspace

Apaga palavra seguinte ou anterior

Ctrl + Shift + F8

Ativa seleção de bloco quadrilátero de texto

Ctrl + Shift + C ou V

Copia ou cola formatação de fontes

F4

Repete a última ação

F7

Verifica ortografia e gramática

F12

Salvar como

Shift + F3

Aplica letras maiúsculas em todo o texto selecionado

Shift + F7

Abre dicionário de sinônimos

Ctrl + Home

vai para o início do "mesmo" documento

Atalhos do Excel:

shift + ctrl + seta p/ baixo

vai para o ultimo registro da coluna

shift + ctrl + seta p/ cima

vai para o primeiro registro da coluna

shift + ctrl + seta p/ direita

vai para o ultimo registro da linha

shift + ctrl + seta p/ esquerda

vai pra o primeiro registro da linha

ctrl + pgdown

vai para a próxima planilha

ctrl + pgup

vai para a planilha anterior

shfit + tab

volta uma célula

Reputação e Caráter

 

As circunstâncias entre as quais você vive determinam sua reputação.
A verdade em que você acredita determina seu caráter.

A reputação é o que acham que você é.
O caráter é o que você realmente é...

A reputação é o que você tem quando chega a uma comunidade nova.
O caráter é o que você tem quando vai embora...

A reputação é feita em um momento.
O caráter é construído em uma vida inteira...

A reputação torna você rico ou pobre.
O caráter torna você feliz ou infeliz...

A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura.
O caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus.

Autoria Desconhecida.