Table of interests
Tabela de juros.
Take over
Expressão que indica o controle acionário de uma empresa por outra, através de operação realizada na bolsa de valores.
Tarif agreement
Acordo tarifário.
Tax heaven
Paraíso fiscal. Cidade ou país que não cobra impostos ou tem taxas muito baixas.
Taxa Básica do Banco Central - TBC
Taxa Básica do Banco Central (TBC), criada para mudar a forma de controle dos juros no mercado aberto adotando a estratégia de apenas sinalizar o patamar mínimo de juros, deixando que os bancos ajustem entre si as taxas do dia em função da liquidez do mercado. Serve de parâmetro para as intervenções diárias das Autoridades Monetárias (AM) no mercado, além de corrigir todos os empréstimos de redesconto concedidos às instituições financeiras dentro do valor-base e desde que com garantias em títulos públicos federais livres, e, desta forma, ajuda a balizar o custo do financiamento diário das carteiras de títulos públicos. Seu valor é mensal e determinado pelo COPOM ao final do mês anterior ao de sua vigência
Taxa Básica Financeira - TBF
Taxa Básica Financeira (TBF), criada em 29/07/1995 pelo CMN. Para o cálculo é utilizado uma amostra das 30 maiores Instituições Financeiras do país, a partir da remuneração mensal média dos CDB’s e RDB’s no prazo de 30 a 35 dias. É uma espécie de TR mas sem o redutor. Tem por finalidade remunerar um novo tipo de caderneta de poupança com prazo mínimo de 90 dias criada pelo Governo dentro de um processo de desindexação. É um índice diário, divulgado pelo Banco Central com a cotação em % no período.
Taxa de administração
Taxa cobrada pelas instituições financeiras ou administradores de carteiras de ações, a título de remuneração pela gestão de fundos, clubes e outras modalidades de investimento. Taxa de administração representa a remuneração do gestor.
Taxa de Assistência do Banco Central - TBAN
É uma taxa de assistência do Banco Central que funciona como uma taxa-teto de referência para o mercado. Criada para estabelecer, junto com a TBC, os limites de custo dos recursos concedidos aos bancos no sistema de redesconto. A Tban será o parâmetro de juros sempre que forem sacados no redesconto valores acima do valor-base, ou então, forem dadas, pelas instituições financeiras, garantias diferentes dos títulos públicos federais livres.
Taxa de desempenho / performance
Taxa cobrada pelas instituições financeiras ou administradores se forem atingidas determinadas metas de rentabilidade previamente acordadas com o investidor. A taxa é calculada com base na diferença entre a rentabilidade e essa meta de desempenho pré-estabelecida. É mais comum em fundos de maior risco.
Taxa de Juros
É o custo do dinheiro no mercado. O BACEN é o órgão regulador da política de juros. Quando a taxa de juros está alta é sinônimo de falta de dinheiro no mercado. Ao contrário, quando está baixa, é porque está sobrando dinheiro no mercado.
Taxa de Juros de Longo Prazo - TJLP
Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), definida em novembro de 1994 pelo CMN, sua finalidade é de estimular os investimentos nos setores de infra-estrutura e consumo e, ao mesmo tempo, ajudar a inverter a curva de rendimento que até 1994 sempre privilegiou os investimentos de curto prazo com juros maiores. Seu cálculo é feito a partir da média ponderada de títulos da dívida externa federal com peso de 75% no máximo, e títulos da dívida pública mobiliária interna federal, com peso de 25% no máximo.
Taxa OVER
Veja TAXA SELIC.
Taxa pós-fixada
Taxa de remuneração a ser paga em virtude de aplicação em determinado ativo, que será divulgada apenas no vencimento da aplicação.
Taxa prefixada
Taxa de remuneração estabelecida com antecedência, a ser paga em virtude da aplicação em determinado ativo.
Taxa Referencial - TR
Criada no Plano Collor II, destinada a ser uma taxa básica referencial dos juros a serem praticados no mês iniciado e não como um índice que refletisse a inflação do mês anterior. Ela deveria funcionar como uma Libor ou Prime Rate. Ë utilizada como taxa média de remuneração dos CDB's mensais e prefixados, praticada entre 30 bancos selecionados. Como a TR serve também para financiar imóveis, esta média é ajustada por um redutor de forma a adequá-la ao custo do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).
Taxa SELIC
É a taxa que reflete o custo do dinheiro para empréstimos bancários, com base na remuneração dos títulos públicos. Também é conhecida como taxa média do over que regula diariamente as operações interbancárias.
Technical Analysis
Metodologia que se baseia nos gráficos de preços das ações e volumes negociados. O analista técnico, ou "grafista", baseia-se no princípio de que os preços se movem em tendências persistentes ao longo do tempo. Uma vez determinada a tendência, é possivel saber qual o melhor momento para comprar ou vender uma ação.
Titular de opção
Aquele que tem o direito de exercer ou negociar um opção.
Título da Dívida Externa ou Bradies
Brandies são os nomes dos títulos que foram emitidos, a partir de 1994, por países emergentes na renegociação de suas dívidas externas no âmbito do Plano Brady. Esses títulos são colocados à disposição dos credores internacionais das dívidas soberanas no processo de reestruturação das parcelas vencidas e não pagas. Os bradies brasileiros apresentam grande liquidez, sendo os títulos de mercado emergente mais negociados nos Estados Unidos. Por isso, seus preços são considerados como referência para o apetite a risco dos investidores americanos.
Título de Desenvolvimento Econômico - TDE
Título emitido por Banco Múltiplo com carteiras de investimentos ou desenvolvimento, Bancos de Investimento e Bancos de Desenvolvimento. Têm a finalidade de canalizar recursos para os projetos de desenvolvimento credenciados pelo Programa de Fomento à Competitividade Industrial (PFCI). É componente obrigatório das carteiras dos Fundos de Aplicação Financeira.
Título patrimonial da bolsa
Desde que autorizada pelo Banco Central do Brasil, no qual deverá previamente se registrar, a sociedade corretora deverá adquirir um título patrimonial da bolsa de valores em que desejar ingressar como membro.
Título privado
Título de Crédito emitido por sociedade anônima ou instituição financeira autorizada pelo Banco Central.
Título público
Título de Crédito emitido pelos Governos Federal, Estadual e Municipal, com o objetivo de proporcionar a cobertura de déficits orçamentários e investimentos em obras públicas, além de permitir o exercício do poder regulador sobre o mercado financeiro.
Títulos
São papéis vendidos pelos governos ou empresas ao mercado financeiro para obter recursos financeiros. Um título é como se fosse um contrato de empréstimo no qual o tomador do recurso faz uma promessa de pagamento, à ordem da importância emprestada, acrescida de juros convencionais (estipulados no contrato), caso este título seja prefixado, e dos juros mais correção monetária, caso seja pós-fixado.
Títulos do BACEN
Emitidos com o objetivo de fazer política monetária, ou seja, controlar o volume de dinheiro em circulação no sistema financeiro.
Títulos do Tesouro Nacional
São papéis emitidos principalmente para cobrir rombos no OGU.
Top
Ponto mais alto.
Total loss
Prejuízo ou perda total.
Trading post
Sistemas de negociações contínuas realizadas através de postos de negociações. Têm como objetivo dar homogeneidade aos trabalhos, em função da quantidade de negócios, permitindo, assim, distribuir uniformemente o fluxo de operações pelo recinto (sala de negociações). Este sistema, que já foi consagrado nas maiores bolsas do país, bem como nas grandes bolsas estrangeiras, pois permite efetuar grandes volumes de negócios.
Transações correntes
São as operações do Brasil com o exterior, incluindo receitas obtidas com exportações de mercadorias; gastos com importação; pagamentos de juros da dívida externa; seguros e fretes; e transferências unilaterais.
Transferências unilaterais
Conta composta por todas as doações e remessas de dinheiro para o país não relacionadas com operações comerciais, como o dinheiro mandado por brasileiros que moram no exterior.
Trava
Estratégia utilizada nos mercados de opções onde uma posição de compra ou venda está garantida por uma outra posição, oposta a essa, limitando assim o risco da operação. As travas também são conhecidas como posições opostas.
Turnover
Movimentação; giro comercial. O número de vezes que os valores e recursos de uma empresa - como estoques, matérias-primas, pessoal, etc - são substituídos num dado período. Rotação.
Fonte: Administrativo AMEP