>
Receba as atualizações do Blog no seu Email

Insira abaixo o seu Email:

Desenvolvido por Fantunes Tecnologia Itda

sábado, 30 de abril de 2011

PARABÉNS PARA TODOS DA AMEP!!

Estamos comemorando nosso aniversário e aproveitamos a oportunidade para parabenizar também todos os nossos parceiros, amigos, clientes, educadores, enfim, a todos aqueles que fazem parte dessa grande família chamada AMEP.

Um sonho só pode ser sonhado por um, mas só pode ser realizado com a ajuda de todos. Nós da AMEP, estamos mais uma vez declarando o nosso apoio (as nossas mãos, o suor e a fé) pelos sonhos de transformação social de cada pessoa humana, pela vontade de seguir em frente em busca de um conhecimento profissional de qualidade acessível a todos e; sem esquecer, pelo sonho de tornar a educação/ensino mais que um ato de saber e técnica, mas um ato de cidadania em prol de vidas melhores e felizes para todos.

E lembrem-se: transformações não são feitas de acasos ou manejos de pura sorte, mas pela luta incessante em busca de conquistas cada vez maiores.

… Transformar não é um desafio para a AMEP, e sim, uma Paixão profissional!

Parabéns para a Agência Mineira de Ensino Profissional, uma empresa inovadora e empreendedora em Minas Gerais e no Brasil!

… E a festa do conhecimento profissional continua seguindo adiante, um ciclo de vida se encerrou com triunfo e outro logo recomeça com as forças renovadas e determinadas em direção a nossa grande paixão: Transformar Vidas!

Seja AMEP! Seja VOCÊ! Sejamos juntos uma sociedade melhor para todos!!

E agora, como não podia faltar num dia tão especial:

PARABÉNS PRA AMEP

NESTA DATA QUERIDA

MUITAS FELICIDADES

E MUITOS E MUITOS ANOS DE VIDA!!…

sexta-feira, 29 de abril de 2011

As dez profissões do futuro

 

Por: Gilberto Dimenstein

A partir das análises do mercado de trabalho, o governo americano periodicamente publica as profissões mais promissoras do futuro – ou seja, aquelas que vão demandar cada vez mais profissionais. Em primeiro lugar, está o profissional que souber misturar saúde com engenharia.

A tendência é baseada na ideia de que a mistura entre saúde e engenharia vai demandar cada vez mais profissionais para, entre muitas outras coisas, desenhar inovadoras próteses, remédios que usam chips para combater infecções e tumores, sistemas ainda mais sofisticados de imagens, testes para avaliar propensões genéticas.

Se você olhar o topo do ranking vai ver que a saúde está disparado na frente nas áreas de mais futuro, afinal o envelhecimento da população aumenta a demanda. No mais recente ranking das dez mais promissoras ficaram as atividades que misturam engenharia, computação, química, biologia, matemática, química e saúde.

Daí também se entende por que o ensino superior nos Estados Unidos, está focado em produzir cursos interdisciplinares. Esse foi eleito o grande foco das melhores universidades americanas para não correrem o risco de obsoletismo.

Nessa área, o Brasil tem uma razão de orgulho: o mais premiado cientista nos Estados Unidos que mistura engenharia com medicina é o neurocientista Miguel Nicolelis, formado na USP.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A imortalidade é possível?

 

A imortalidade é possível?

A possibilidade de descoberta da fonte da juventude é levada a sério num projeto desenvolvido num laboratório da faculdade de medicina de Harvard, onde se conseguiu deter o processo de envelhecimento em ratos. Se funcionaria entre humanos não se sabe, mas as pesquisas serviram para estimular a hipótese de que teoricamente a imortalidade não é uma maluquice.

A pergunta que alguns dos cientistas fazem é baseada na ideia: as pessoas morrem porque ficam doentes, mas e se nunca ficassem doentes? Enquanto a imortalidade não chega, os ratinhos rejuvenescidos trazem a esperança concreta e, aí sim, de que se possa enfrentar melhor uma série de problemas como demência, derrames ou infartos. Para cada parte do corpo atingido, haveria supostamente um jeito de, com novos remédios, torná-lo novo.


Os ratinhos da juventude ajudam a explicar a lista das dez mais promissoras atividades profissionais do futuro, elaborada pelo governo americano, a partir das projeções de mercado de trabalho.


Em primeiro lugar da lista está o engenheiro biomédico, que é capaz de lidar com diferentes ramos da medicina e engenharia unindo conhecimentos de biologia, química, física, genética, ciência da computação, robótica. Pode-se fazer uma perna mecânica movida pelo cérebro. Ou remédios inteligentes capazes de enfrentar tumores, preservando as "células saudáveis".


Na semana passada, duas notícias tiveram repercussão: um "nariz eletrônico" capaz de detectar pelo hálito vários tipos de câncer e uma perna mecânica capaz de responder ao movimento do corpo.


Tudo isso significa um desmonte no jeito que se transmite o conhecimento, provocado em parte pelo mercado de trabalho. "Em nenhum lugar se ensina a ser cientista de mídias sociais para entender como as pessoas interagem nas redes digitais, que é hoje um negócio bilionário", diz Paulo Blikstein, engenheiro que dirige em Stanford um laboratório que une ciência da computação e pedagogia para descobrir formas mais eficientes de aprender.


Um cientistas de mídias sociais pode estudar, por exemplo, em biologia como os micróbios se comportam, seguindo padrões semelhantes aos produzidos pelo fluxo de informação. Pode também conhecer melhor a atitude humana a partir das novas descobertas sobre o átomo. "As disciplinas estão derretendo", acredita Blikstein.


Um jornal eletrônico chamado News.me sabe o que você mais gosta de ler, sugerindo artigos, links e comentários. Mesmo que o computador esteja desligado, o News.me seleciona artigos para serem lidos mais tarde. Se você estiver lendo esta coluna, por exemplo, conforme seu perfil, textos complementares vão aparecendo. Além disso, o que é lido é compartilhado com seus amigos em tempo real, o que acaba interferindo na notícia. Isso significa que as Redações do futuro vão estar povoadas de engenheiros, orientados por cientistas em mídias sociais. Será que as faculdades de jornalismo estão preparadas?


Ver o mundo a partir de Stanford é enxergar na primeira fila a revolução das mídias sociais e o nascimento de novas carreiras. Em seus dormitórios se inventaram empresas como Google e Yahoo. Aquela universidade foi uma das alavancas do Vale do Silício, na Califórnia, onde germinaram empresas como Apple, Intel, Twitter ou Facebook.


Como o mundo acadêmico não consegue acompanhar o ritmo, as empresas se transformam em centros de treinamento. Daí a universidade criada pelo Google. Quanto mais sofisticada a empresa, mas ela gasta em treinamento e pesquisa, formando suas próprias escolas.


Um dos diferenciais de Stanford foi apressar o derretimento das disciplinas, apostando em centros de pesquisa no campus que unificassem os mais diversos profissionais. Assim, é possível ter numa mesma sala aquele que desenvolve um software para o Twitter e o biólogo que analisa a propagação de micróbios.


O modelo se dissemina por todos os lados. Com o objetivo de encontrar a cura do câncer, o MIT se ligou a Harvard e criou um centro de pesquisa onde trabalham todas as possíveis profissões. Estão no mesmo prédio bioinformáticos, biofísicos, bioquímicos, físicos, matemáticos, engenheiros especialistas em computação, nanotecnólogos. "É como se estivéssemos voltando à Renascença", compara o neurocientista Miguel Nicolelis, que ganhou renome mundial ao desenvolver próteses comandadas pelo cérebro.


Em nenhum lugar se vê isso tão claramente como na saúde. Na lista das dez profissões mais promissoras, 60% delas são funções ligadas a ela. Esse cruzamento de saberes faz qualquer coisa -até a imortalidade- parecer possível.


PS- E pensar que tanta gente acredita que se pode medir um aluno por suas notas em português e matemática!

Coluna publicada no jornal Folha de S.Paulo

Gilberto Dimenstein em 23/04/11

terça-feira, 19 de abril de 2011

Fazer Com Paixão; Ser Com Paixão!!

 

É fácil fazer coisas simples;

É prático fazer com todos;

É bonito fazer com graça;

É bom fazer com cuidado;

E é certo fazer com responsabilidade;

Mas o mais importante de verdade é fazer Com paixão!

 

Sem paixão, toda Facilidade é inútil e toda Simplicidade é fugaz,

Sem paixão, toda Praticidade é confusa e Todos são nenhum,

Sem paixão, toda Beleza é morta e toda Graça é perdida,

Sem paixão, toda Bondade é falsa e todo Cuidado é negligente,

Sem paixão, toda Certeza é hipócrita e toda Responsabilidade é Vazia,

 

… Porque é a Paixão pelo que se faz que torna cada ato praticado realmente GRANDIOSO e verdadeiramente HUMANO!…

 

Autor:O Anjo Amante ….

Um líder melhor começa com uma pessoa melhor!

 

Frequentemente, ser um melhor líder implica em ser uma pessoa melhor. Por exemplo:


* Quando funcionários falarem, ouça.

Seja aberto e dê atenção. Não interrompa ou critique de cara ideias. Supere o impulso de ignorar suas reclamações. Ouça-os, examine suas sugestões e responda com a sua opinião.

* Reconheça boa performance.

Crie um modesto plano de reconhecimento; não precisa de bônus. Tenha uma placa tipo “Melhor funcionário do mês”, reserve um lugar especial no estacionamento ou faça um almoço para honrá-lo.

* Dê crédito a quem merece.

Se alguém deu uma boa ideia, atribua-a a essa pessoa, mesmo que você a tenha modificado antes de colocá-la em prática. As pessoas se sentirão valorizadas e as encorajarão a ter mais ideias.

* Sempre peça sugestões.

Além de pessoas gostarem de ser ouvidas, seus funcionários conhecem aspectos do seu negócio que você com certeza não lembra mais. Você nunca sabe de onde uma boa ideia pode vir.

* Procure por qualidades ao invés de problemas.

Quando você der um feedback, comece com os pontos positivos e passe os negativos de uma maneira construtiva.

* Não seja misterioso sobre seu negócio.

Seus funcionários também estão apostando em seu negócio. Agende reuniões mensais ou bimestrais pra falar sobre como anda o negócio e manter todo mundo a par. Quando alcançar um grande sucesso (como um grande cliente novo), celebre-o no grupo, nem que seja com uma pizza.

* Seja sincero quando as coisas não estiverem tão bem.

Passe as notícias sempre mostrando o novo caminho a se tomar. Causar pânico é inútil. Muitas vezes as ações mais simples são as mais eficientes.

Mostrando respeito, você ganha respeito.

 

Fonte: Saia do Lugar - Da Redação

domingo, 3 de abril de 2011

A gerência do sucesso

 

Muitos são os desafios a serem vencidos rumo ao sucesso profissional, mas um deles em especial será perene durante toda trajetória: a boa convivência com os colegas de trabalho. Existem pessoas que conseguem este convívio agradável com todos, mas para outras é um pesadelo e uma dificuldade muito grande. Quando alguém tem as características inerentes aos vencedores, às pessoas bem sucedidas, normalmente desagrada muito certos colegas de trabalho e isso é um problema, pois a boa convivência é fundamental para quem quer ter sucesso. No entanto, é possível conviver bem com qualquer pessoa tendo atitudes do estilo:

  • Não contar sua vida pessoal para todos os colegas;
  • Evitar saber e fazer fofocas no trabalho;
  • Não julgar ninguém;
  • Se puder, ajude quem quer que seja;
  • Cumprimentar a todos sem distinção;
  • Dar atenção às pessoas, independente do cargo que ocupam;
  • Não se compare com os outros - viva sua vida, faça seu trabalho.

Ter qualidade no trabalho é algo que se deve buscar para obter crescimento e motivação. Deve fazer parte de nossa personalidade e estilo de vida. Habituar-se a dar o melhor de si, ajudar sempre que possível e ser persistente na realização dos objetivos devem ser os alicerces na trajetória profissional e pessoal de cada um de nós.

Portanto, não se ligue em um primeiro momento somente nas compensações financeiras, pois elas virão com o tempo e ao longo de uma carreira bem construída, pautada por atitudes de grandeza e qualidade. Comprometa-se consigo mesmo a fazer tudo com qualidade, desta forma você se compromete a ter uma vida de realizações e compensações, a ser valorizado e apreciado no mercado. Evitando alguns comportamentos ou vícios que prejudiquem os profissionais e muitas vezes impedem promoções e oportunidades. Por mais bobos que pareçam são pontos que são analisados e levados muito em conta por chefes e responsáveis por indicações dentro das empresas. Preste atenção e faça uma autoanálise.

1- Chegar constantemente atrasado;

2- Falar uma coisa e fazer outra;

3- Não dar retorno aos clientes e aos colegas de trabalho;

4- Nunca se posicionar em situações de crise;

5- Estar sempre desleixado, descuidado com a aparência;

6- Ligar para casa várias vezes ao dia;

7- Mostrar-se irritado e insatisfeito pelos cantos;

8- Fazer parte de fofocas no ambiente de trabalho;

9- Não dar atenção a colegas de nível hierárquico inferior;

10- Ter sempre uma desculpa quando comete um erro.

Autor: Equipe AMEP.

"Quem deixa para fazer depois o que pode fazer hoje, perde o que nunca mais encontrará: o tempo."

 

Um casal de jovens recém-casados era muito pobre e vivia de favores num sítio do interior. Um dia o marido fez a seguinte proposta para a esposa: "Querida eu vou sair de casa, vou viajar para bem longe, arrumar um emprego e trabalhar até ter condições para voltar e dar-te uma vida mais digna e confortável. Não sei quanto tempo vou ficar longe, só peço uma coisa, que você me espere e enquanto eu estiver fora, seja FIEL a mim, pois eu serei fiel a você.”

Assim sendo, o jovem saiu. Andou muitos dias a pé, até que encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudá-lo em sua fazenda. O jovem chegou e ofereceu-se para trabalhar, no que foi aceito. Pediu para fazer um pacto com o patrão, o que também foi aceito.

O pacto foi o seguinte: "Me deixe trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que devo ir o senhor me dispensa das minhas obrigações. EU NÃO QUERO RECEBER O MEU SALÁRIO. Peço que o senhor o coloque na poupança até o dia em que eu for embora. No dia em que eu sair o senhor me dá o dinheiro e eu sigo o meu caminho". Tudo combinado.

Aquele jovem trabalhou DURANTE VINTE ANOS, sem férias e sem descanso. Depois de vinte anos chegou para o patrão e disse: "Patrão, eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para a minha casa."

O patrão então lhe respondeu: "Tudo bem, afinal, fizemos um pacto e vou cumpri-lo, só que antes quero lhe fazer uma proposta, tudo bem? Eu lhe dou o seu dinheiro e você vai embora, OU lhe dou três conselhos e não lhe dou o dinheiro e você vai embora. Se eu lhe der o dinheiro eu não lhe dou os conselhos; se eu lhe der os conselhos, eu não lhe dou o dinheiro.

Vá para o seu quarto, pense e depois me dê a resposta. Ele pensou durante dois dias, procurou o patrão e disse-lhe: "QUERO OS TRÊS CONSELHOS." O patrão novamente frisou: "Se lhe der os conselhos, não lhe dou o dinheiro."E o empregado respondeu: "Quero os conselhos." O patrão então lhe falou:

1. NUNCA TOME ATALHOS EM SUA VIDA. Caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida.

2. NUNCA SEJA CURIOSO PARA AQUILO QUE É MAL, pois a curiosidade para o mal pode ser mortal.

3. NUNCA TOME DECISÕES EM MOMENTOS DE ÓDIO OU DE DOR, pois você pode se arrepender e ser tarde demais. Após dar os conselhos, o patrão disse ao rapaz, que já não era tão jovem assim: "AQUI VOCÊ TEM TRÊS PÃES, estes dois são para você comer durante a viagem e este terceiro é para comer com sua esposa quando chegar a sua casa.“

O homem então seguiu seu caminho de volta, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava. Após primeiro dia de viagem, encontrou um andarilho que o cumprimentou e lhe perguntou: "Pra onde você vai?“ Ele respondeu: "Vou para um lugar muito distante que fica a mais de vinte dias de caminhada por essa estrada."

O andarilho disse-lhe então: "Rapaz, este caminho é muito longo, eu conheço um atalho que é dez, e você chega a poucos dias...“ O rapaz contente, começou a seguir pelo atalho, quando lembrou-se do primeiro conselho, então voltou e seguiu o caminho normal.

Dias depois soube que o atalho levava a uma emboscada. Depois de alguns dias de viagem, cansado ao extremo, achou pensão à beira da estrada, onde pode hospedar-se. Pagou a diária e após tomar um banho deitou-se para dormir.

De madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor. Levantou-se de um salto só e dirigiu-se à porta para ir até o local do grito. Quando estava abrindo a porta, lembrou-se do segundo conselho. Voltou, deitou-se e dormiu. Ao amanhecer, após tomar café, o dono da hospedagem lhe perguntou se ele não havia escutado gritos durante a noite, e ele respondeu que sim.

O hospedeiro perguntou-lhe se não estava curioso a respeito, e ele respondeu que não. O hospedeiro prosseguiu: “VOCÊ É O PRIMEIRO HÓSPEDE A SAIR DAQUI VIVO, pois meu filho tem crises de loucura, grita durante a noite e, quando o hóspede sai, mata-o e enterra-o no quintal.” O rapaz prosseguiu na sua longa jornada, ansioso por chegar a sua casa.

Depois de muitos dias e noites de caminhada... Já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça de sua casinha, andou e logo viu entre os arbustos a figura de sua esposa. Estava anoitecendo, mas ele pode ver que ela não estava só. Andou mais um pouco e viu que ela estava com um homem. Quando viu aquela cena, seu coração se encheu de ódio e amargura e decidiu-se a correr de encontro aos dois e a matá-los sem piedade.

Respirou fundo, apressou os passos, quando lembrou-se do terceiro conselho. Então parou, refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo e no dia seguinte tomar uma decisão.

Ao amanhecer, já com a cabeça fria, ele pensou: "NÃO VOU MATAR MINHA ESPOSA E NEM O SEU AMANTE. Vou voltar para o meu patrão e pedir que ele me aceite de volta. Só que antes, quero dizer a minha esposa que eu sempre FUI FIEL A ELA".

Dirigiu-se à porta da casa e bateu. Quando a esposa abre a porta e o reconhece, se atira em seu pescoço e o abraça afetuosamente. Ele tenta afastá-la, mas não consegue. Então, com lágrimas nos olhos lhe diz:

"Eu fui fiel a você e você me traiu..."Ela espantada lhe responde: "Como? Eu nunca lhe trai, esperei durante esses vintes anos!" Ele então lhe perguntou: "E aquele homem que você estava ontem ao entardecer?"

"AQUELE HOMEM É NOSSO FILHO. Quando você foi embora, descobri que estava grávida. Hoje ele está com vinte anos de idade.“ Então o marido entrou, conheceu, abraçou o filho e contou-lhes toda a sua história, enquanto a esposa preparava o café. Sentaram-se para tomar café e comer junto o último pão.

APÓS A ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO, COM LÁGRIMAS DE EMOÇÃO, ele parte o pão e, ao abri-lo, encontra todo o seu dinheiro, o pagamento por seus vinte anos de dedicação!

Muitas vezes achamos que o atalho "queima etapas" e nos faz chegar mais rápido, o que nem sempre é verdade... Muitas vezes somos curiosos, queremos saber de coisas que nem ao menos nos dizem respeito e que nada de bom nos acrescentará... Outras vezes, agimos por impulso, na hora da raiva, e fatalmente nos arrependemos depois....

Espero que você, assim como eu, não se esqueça desses três conselhos e que, principalmente, não se esqueça de CONFIAR em DEUS... (mesmo que a vida, muitas vezes já tenha te dado motivos para não confiar). Não perca a oportunidade de fazer (mais) feliz o dia de alguém, pois esta bela história nos instiga à boas atitudes em situações extremas.

Forte abraço e que Deus te abençoe!!!

* Autor Desconhecido